sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os Primeiros Dias


       Este é mais um livro de Scott Westerfeld, o mesmo autor da fabulosa série Feios. Diferente da distopia criada na outra série, Os Primeiros Dias é um livro de vampiros!




       O livro conta a história de Cal Thompson, um jovem portador de uma doença milenar que há muito gera lendas e mitos, comumente chamados de vampiros. Cal é apenas portador, tem alguns sintomas da doença, mas não tem fome de carne a toda hora, nem precisa se esconder do Sol ou de espelhos. Os que cedem aos desejos dos parasitas são chamados peeps, apelido carinhoso para os parasitas positivos.       Cal trabalha para a Patrulha Noturna, uma antiga organização que capta os peeps e os medica, livrando a cidade de supostos vampiros. Ele começa a caçar aqueles mais próximos dele que também contraíram a doença, as namoradas... O que não sabemos é que o parasita que criou a lenda dos vampiros é sexualmente transmissível, então todas as ex-namoradas de Cal, que supostamente enlouqueceram, na verdade se tornaram predadoras.
       Tudo vai bem até Cal terminar de encontrar e capturar sua última namorada, daí ele parte numa missão de encontrar Morgan, aquela que lhe passou o parasita... Mas as coisas complicam, e ele logo acaba se vendo no meio de uma revolução, no meio de uma guerra que se aproxima, mas que ninguém vê, além de portadores como ele...      O livro é extremamente legal! A coisa que mais gostei foi, muito provavelmente, a maneira inteligente como o autor demonstra explicações totalmente razoáveis sobre quase cada uma das características que montam as lendas dos vampiros: por quê eles não gostam de cruzes, por quê eles não podem tomar Sol, por quê acham que eles podem mudar para formas como morcegos e ratos...      Além das explicações muito bem elaboradas, o livro contém diversas passagens sobre alguns parasitas, vírus, vermes que vivem em nosso mundo e em nós mesmos. Admito que algumas coisas podiam ser deixadas no escuro, mas a maioria era super interessante e eu, que gosto de biologia, me apaixonei!
       O livro segue um rumo totalmente diferente dos que são geralmente apresentados nos livros de vampiros, mas não deixa de ter um pequeno romance. Isso não pode faltar. Existe apenas mais um livro: Os Últimos dias, mas eu ainda não o tenho e não encontro em lugar nenhum que não seja uma livraria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário