domingo, 14 de junho de 2015

Réquiem

       Esqueci de falar um pouco desse livro, o terceiro e último da trilogia de Delírio, escritos por Lauren Oliver, uma série tão promissora, que acabou em nada. 

Resultado de imagem para requiem lauren oliver
      O anterior a esse mostrava que Lena tinha se infiltrado na cidade, e "sequestrado" Julian, o filho do chefe de alguma organização que pregava a cura para todos. No fim eles fugiram, e Julian se apaixonou por ela, e decidiu ficar com eles. Aí, no meio do beijo, aparece o Alex. Um Alex ressentido e magoado, e maldoso.

     Agora estão os três no grupo, e eles estão fugindo da cidade e dos reguladores, na floresta. de vez em quando eles encontram um grupo de reguladores, e lutam, e perdem algumas vidas, e se machucam. E Lena perde toda a noção do que fazer. Julian ou Alex?
     Ela meio que continua com Julian, e Alex está magoado e furioso, os três acabam brigando em algum momento. Lena mudou, está mais forte, e Alex também, está mais magoado, e Julian tem uqe mudar, a vida na floresta não é fácil.
     Depois da maior briga, Alex foge, deixando apenas a mensagem para Lena sobre a história de Salomão. No livro, a história é de duas mães que brigam por uma criança, e o rei a corta e cada mãe vive com metade da cria. Mas ela não sabe a verdadeira, que na verdade a mãe verdadeira deixa a criança para outra, por que não a quer machucada. 
       Quem mostra a verdadeira para Lena depois é, convenientemente, sua mãe. Sua mãe apareceu do nada, ela também é da resistência. Mas não é uma interação muito forte, só o drama de sempre: por que você me abandonou, por que não voltou? 
      E então ela entende a história. Ele a abandonou pois não queria vê-la dividida entre ele e Julian. Ele preferiu deixá-la para o menino da cidade. 
     E é claro, neste tempo todo, a resistência se movimenta. Ela cria força e no fim eles acabam tomando controle de uma cidade, Portland, a cidade natal de Lena. Ela encontra sua prima, e Alex, e Julian se perde por ai. Ou seja, a autora deixou para nós decidir se ela fica com um ou com outro (eu prefiro que ela fique com Alex). 
     Também reaparece Hana, a melhor amiga de Lena quando estava em Portland. Hana está para casar com o prefeito da cidade, mas logo ela percebe que o cara não é um bom sujeito. Ele é mau, um tipo de psicopata, e no fim ela consegue se livrar dele. ela encontra Lena, mas ambas seguem caminhos diferentes.
      No fim, Hana está caminhando sozinha, perdida e confusa, entre as árvores. Ela não sabe o que fazer, nem para onde ir. É triste...
     Conclusão: eu não gostei desse final. não gostei desse "deixou no ar'' que ficou sobre com quem Lena ficaria, e fiquei muito triste e decepcionada (me relacionei um pouco com ela) com o destino de Hana, e da relação de Lena e sua mãe. E meu Deus Graúna morreu! Que. Lixo. Ela não podia ter morrido, e foi bem dramático, ela salvando outra pessoa, e morrendo nos braços de seu amado, Prego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário