domingo, 24 de maio de 2015

Aniquilação

     Aniquilação é o primeiro livro da Trilogia Comando Sul, escrita por Jeff Vandermeer. Esse foi um desses livros comprados às escuras, só porque estava barato. Mas não me arrependi. Com certeza um dos melhores. E é uma ficção científica maravilhosa, sem romance adolescente. Sem nada adolescente. 


Resultado de imagem para ANIQUILAÇÃO JEFF VANDERMEER     A Área X é um lugar remoto. Alguma coisa aconteceu, a área foi isolada e esquecida, deixada sozinha para viver e crescer. E então foram mandadas expedições. A primeira retornou falando do paraíso edênico que a área se tornou, apenas mato e animais selvagens, poucos vestígios humanos. Na segunda expedição todos os integrantes se mataram, e na terceira cada um matou o outro, até todos morrerem. Dessa vez é a décima segunda expedição que vai para o lugar.
    A equipe é formada por uma topóloga, uma antropóloga, uma psicóloga, que chefia a missão, e a bióloga, que conta tudo que acontece, tudo que pensa. Elas também tinham uma linguista, mas ela "desistiu" logo antes de entrarem na Área X. Nada de nomes na missão, apenas os cargos diferenciam uma de outra. E a psicóloga hipnotiza as integrantes para elas conseguirem manter a calma em tudo que se passa. 
     Quando elas chegam elas se dirigem ao antigo acampamento. Tudo está destroçado, e por ação humana. Elas reconstroem tudo que precisam e saem para fazer o reconhecimento do lugar, para colher amostras e estudar tudo que há. E nisso elas encontram um "túnel", ou uma Torre como a bióloga a chama, mesmo a estrutura tendo menos de um metro para fora da terra, e uma profundidade desconhecida. 
     Elas exploram a "superfície" da Torre, e descobrem uma escada em espiral para baixo. E na parede que a acompanha há uma escrita, letra cursiva, palavras formando uma frase, e ao se aproximar a bióloga logo percebe que as letras são escritas com uma espécie vegetal... E puff! esporos são espirrados em seu rosto. Elas voltam para o acampamento, a bióloga não revela seu incidente.
       Depois do jantar, todas se reúnem para discutirem os planos do dia seguinte, mas de repente a psicóloga se levanta e diz uma frase, que a bióloga percebe ser um comando inconsciente que a psicóloga colocou na mente de todas, mas que por algum motivo não está mais afetando ela. A psicóloga diz um comando, e a bióloga percebe que pode estar sendo influenciada para várias coisas há um tempo. Agindo normalmente, ela não perde seu disfarce.
     Essa foi a última "cena normal" que tiveram. No dia seguinte a antropóloga aparentemente levantou no meio da noite e resolveu voltar para sua família, e quando as três voltam para investigar a Torre, a bióloga e a topóloga descobrem o corpo da quarta integrante do grupo. Ao subirem para a superfície, não encontram a psicóloga. que fugiu.
    Se resumirmos, chegamos ao seguinte: o livro é muito bom, tem um "Q'' de psicológico, não há palavras suficientes que descrevam tudo que aconteceu. 

  • A bióloga encontra o Rastejador, e o confronta. Ele é indescritível, mutável, e ao passar/tocar nela, ele invade sua mente, mas deixa ela ir embora
  • A bióloga tinha um marido que fora integrante da décima primeira expedição. Ele meio que voltou vazio, como uma concha calma, e acabou morrendo alguns meses depois. Ele a chamava de Ave Fantasma.
  • Houve mais expedições do que as que contaram. A bióloga encontra um monte de diários de outros integrantes, mas o mais importante é de seu marido, que ela descobre que talvez ainda esteja vivo, em uma ilha remota. 
  • As pessoas não morrer necessariamente por lá, mas são mimetizadas, são clonadas, e há a suspeita que alguns seres que habitam a Área X talvez já tenham sido um ser humano.
  •  Há o farol, e o faroleiro que está ''preso'' no corpo do Rastejador
  • Todas morrem, excerto a bióloga. E mesmo assim ela viu as sósias, as doppelgängers, entrarem na Torre e nunca mais saírem.
  • Tem uma substância verde luminescente que está crescendo no corpo da bióloga.
  •  A Torre é um ser vivo, ela pulsa.
      Amei muito o livro, e já existem o segundo e o terceiro, pena que só em espanhol. AB.SURDO. 
      P.S.: Há uma frase muito legal no livro: ''algumas perguntas podem nos destruir por dentro se a resposta nos for negada por tempo demais.''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário