quarta-feira, 20 de maio de 2015

Correr ou Morrer

     Este é o primeiro livro da série de Maze Runner, escrito pelo autor James Dashner, e é mais umas dessas distopias que eu gosto. Nessa, o personagem principal é Thomas. Thomas, por algum motivo, se vê preso num labirinto e, junto com os outros garotos, ele vai tentar descobrir um jeito de sair daquele buraco.


Resultado de imagem para correr ou morrer livro
      Tudo começa com o surgimento de Thomas na Caixa. A Caixa é um quadrado de metal que periodicamente é enviado pelos Criadores para os Clareanos com mantimentos e de tempos em tempos um novo integrante da Clareira. Thomas, assim como todos antes dele, não lembra de nada, apenas seu nome. Mas ele também tem o conhecimento. Ele sabe o que é um porco, mesmo não lembrando de como aprendeu isso, ele sabe o que é um filma, mesmo sem lembrar de assistir nenhum, ele sabe o que é uma família, mesmo sem se lembrar da sua. Na Clareira, todos são assim. 

     E a Clareira é onde passará a viver agora. Ela fica cercada por um labirinto. Um que ninguém nunca conseguiu descobrir como resolver, como fugir. Mas a chegada de Thomas foi diferente, foi atemporal. E logo chega uma novidade ainda maior que ele. Chega uma garota, a primeira que eles já receberam. Mas assim que ela sai da Caixa, a única coisa que faz antes de cair em coma é dizer "que as coisas vão mudar". 
     Todos estão com medo, assustados com a mudança na rotina e com a frase que a garota disse. E por isso estão todos culpando Thomas. 
       Para resumir um pouco: 

  • Thomas faz amizade com Chuck, um garoto mais novo que costumava ser o novato antes dele;
  • A menina fica boa parte em coma, Thomas descobre uma ligação estranha com ela, eles podem se falar telepaticamente, eles dois são a chave para tudo, para a destruição e para o salvamento, seu nome é Teresa;
  • Existe Minho, um corredor que fica preso no labirinto junto com Thomas, e que depois se torna amigo dele;
  • Existe Alby, um cara que foi picado pelos Verdugos, o mais velho de todos, e que tenta matar Thomas durante sua Transformação, acreditando que esta fazendo o certo;
  • Existe Newt, um vice-líder meio esquentado, porém justo;
  • Existe Gally, um bully que tem raiva de Thomas por causa da Transformação que sofreu;
      E então, eles conseguem descobrir uma saída do labirinto. É só passar pelo buraco dos Verdugos. Mas nem todos aceitam a ideia aparentemente suicida. Grande parte vai atrás de Thomas, metade deles morre enquanto Thomas insere o código e abre o labirinto. Mas eles conseguem. Fogem do Labirinto.
     Infelizmente, chegando ao "laboratório", encontram Gally, que, sendo comandado, tenta matar Thomas. E Chuck pula na sua frente, morrendo em seu lugar. Eles se veem sendo "resgatados", levados para outro lugar. Mal eles sabem que eles continuam no teste.
     Por falar nisso, toda essa vida no labirinto era apenas um teste. A equipe CRUEL (tem uma sigla lá, mas eu não lembro o significado) estava selecionando os mais fortes e inteligentes. Aliás, os nomes são apenas apelidos ligados a nomes de famosos cientistas e coisa assim. E agora que eles saíram do Labirinto, eles não sabem, mas o jogo ainda não acabou.
      E faltou falar que eles estão num mundo apocalíptico. Algum tipo de doença está assolando a população mundial, que também sofre com as recentes erupções solares que devastaram a Terra.
      Bem. tem o filme do livro, e ele tá igualzinho ao livro, então foi meio perda de tempo ler tudo isso. E o segundo filme sai logo logo. Acho que vou esperar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário