sexta-feira, 13 de junho de 2014

Bios

         Bios é um livro brasileiro que há um tempinho eu estava querendo ler, mas por ser nacional, o preconceito falava mais alto e eu o deixava de lado... Incrivelmente, a escritora Luiza Salazar não me decepcionou. Amei o livro!
       


        Bios é a história de Liz, uma garota que acorda no meio de um civilização em ruínas sem se lembrar de nada sobre ela mesma ou o mundo onde vive, apenas com uma mochila com poucos pertences e provisões. Felizmente, ela logo é encontrada por um grupo de adolescentes: Liam, Poppy, Evan e Claudia (apesar de essa última não gostar nem um pouquinho dela), e eles explicam o que está acontecendo e a levam para um lugar "seguro".

        Nenhum lugar é realmente seguro para eles, humanos. O mundo está sob o poder do Instituto, que caça os remanescentes humanos dizendo que eles são muito instintivos e violentos para viverem em harmonia com os Bios. Bios são pessoas, assim como nós, porém eles foram criados em laboratórios, e isso gera um grande conflito. Ou assim somos direcionados para crer.
        Liam e seu grupo vivem na Área 2, um refugio para humanos. Todos trabalham e moram ali, a segurança é relativamente boa, porém os suprimentos são sempre escassos e eles devem se arriscar indo até postos do Instituto para conseguirem o que precisam. Liz no início vive com eles, ajuda em suas tarefas e espera se recordar de quem foi na vida passada. 
        Com ajuda de Otto e de outras pessoas, Liz vai descobrindo cada vez mais sobre si mesma. Porém seu passado não é gentil nem seguro. Logo fica claro que o Instituto é o maior inimigo de todos, não os Bios, ou os humanos, e Liz, que fazia parte de seu sistema, tem o poder para derrubá-lo, ou ao menos tentar, mas isso pode trazer sérias consequências para as pessoas que ela aprendeu a amar.
       Sem contar spoilers, vou terminar meu resumo aqui, dizendo apenas que o livro é ótimo! Adorei a história, posso compará-la como um "Feios" brasileiro. Amei a maneira cativante da leitora e a os elementos nada previsíveis que ela colocou na história. Essa é uma distopia como todas as outras que eu amo, mas tem uma história inteligente e cativante que me fez apaixonar-me pelos personagens, pelo enredo, por tudo.
         Parabéns, primeiro livro brasileiro que eu amei, e não simplesmente achei interessante!!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário