sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Hobbit

      Finalmente li esse clássico! Na verdade eu o li mais por obrigação, quando um amigo me emprestou. Não digo que foi uma leitura inútil, eu gostei da história, adorei a aventura, a narração... mas, realmente, é um livro maçante!



      O Hobbit, escrito por J.R.R. Tolkien, conta a história de nada mais, nada menos, que um hobbit, uma criatura mágica que vive acomodada em sua toca, onde desfruta de vários lanchinhos e passatempos, tal como fumar seu cachimbo...

     O Hobbit em questão é o Senhor Bilbo Bolseiro, outro hobbit comum que passa os dias a cozinhar, comer, arrumar a toca.. até que um dia aparece Gandalf, um mago, sempre envolvido em aventuras e desafios, coisas que hobbit's não gostam muito.
     Gandalf marca a casa de Sr. Bolseiro e na noite seguinte, vários anões chegam e, sendo um hobbit hospitaleiro, ele deve acomodar todos as estranhas visitas e alimentá-las. Logo todos estão comendo e bebendo e acabam revelando o porquê de todo aquele rebuliço...
     Há muito tempo atrás, pelo menos para nós, um dragão invadiu a Montanha e tomou todo o tesouro que ali residia para si. Acontece que o tesouro era, na verdade, as riquezas de uma certa família de anões, cujo descendente estava presente lá na reunião, e o plano é reaver todas aquelas preciosidades, mas para isso, Gandalf, o mago que está organizando tudo, chamou, além dos 12 anões, Bilbo, o Ladrão, como gosta de chamá-lo.
      Bilbo é um hobbit, e não gosta de aventuras, teme-as e repudia-as, mas por conta do destino e afins, Bilbo acaba aceitando embarcar nessa viagem, mesmo que depois ele se arrependa como só ele sabe se arrepender...
       Achei a leitura bem maçante por conta dos inúmeros detalhes, da demora e da pressa do passar do tempo. No fim, vale a pena, e nas férias, vale tudo! Não pretendo ler O Senhor dos Anéis, que é tipo uma continuação, e quem sabe agora eu me anime para ver os filmes, mas ainda tenho várias outras coisas para ler, que me chamam muita mais atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário