Li esse livro por indicação do meu pai, que leu por minha indicação.. rsrs.. confuso. Eu vi a sinopse do livro e achei que meu pai poderia se interessar. Deu certo, ele amou o livro. Então ele ficou me incomodando durante meses para que eu também o lesse. Finalmente cedi aos seus pedidos e li o livro... É simplesmente MARAVILHOSO!
Escrito por Ernest Cline, o livro mostra um futuro paralelo (ou não) onde o jovem Wade tenta a sorte jogando o jogo OASIS, um programa de realidade virtual que já é quase a única vida vivida pela maioria dos habitantes da Terra. O criador do jogo, ao morrer, decide deixar um Easter Egg escondido em seu jogo e, já que ele não tem herdeiros, aquele que o achar fica com toda sua fortuna e etc. Wade é mais um dos milhares que tenta mudar de vida, já que a realidade não é agradável a ninguém.
Há alguns anos atrás, Halliday, o criador do OASIS, morreu sem deixar herdeiros, mas ele deixou bem claro, num convite que ele enviou a todos os usuários do OASIS, que havia um Easter Egg (um segredo) escondido em algum lugar de seu imenso jogo, e o vencedor ganharia toda sua fortuna e o controle do jogo. Wade, assim como milhões de outros usuários, começaram a dedicar suas vidas para achar esse tesouro, a única dica que tinham era o Almanaque que Halliday enviou junto com a mensagem e uma charada. Toda a charada e o almanaque tratam da cultura dos anos 80, época em que Halliday viveu sua infância.
O livro todo é sobre coisas dos anos 80: filmes, jogos, músicas, livros, video-games... Como para vencer o jogo Wade precisa saber de tudo, a maior parte da vida de Wade, ele passa assistindo antigos episódios de séries, ouvindo e decorando as músicas que passavam naquela época e enfins...]
No jogo, Wade tem poucos (ou apenas 1) amigos, entre eles Aech (h em inglês). Apesar de serem concorrentes, eles são também amigos, e compartilham alguns interesses. Um dia, durante uma aula de latim, Wade finalmente descobre a charada que levaria à primeira pista, à primeira chave. Logo ele encontra a chave, e se torna o primeiro a conseguir uma chave. No local onde ele consegue a primeira chave, Wade encontra Art3mis, outra usuária do OASIS que mantém um blog, e que ele simplesmente ama e stalkeia. Eles começam uma amizade e no fim isso acaba se tornando um romance.
Sem contar muitos detalhes, o livro é sobre isso mesmo, no caminho Wade acaba fazendo mais amizades, se apaixonando perdidamente por Art3mis, que acaba dando um pé na bunda a fim de conseguir se focar na Caça e deixa Wade quase doido. E sim, claro que temos um vilão: Os Seis, um grupo que tem como único objetivo conseguir o poder da empresa e transformá-lo em algo privado, com necessidade de pagar para se utilizar. Eles são um grupo cujos usuários tem um nome formado apenas de 6 dígitos, e eles não medirão esforços para conseguir o que almejam, nem que eles precisem matar.
Enfim, o livro é bem legal, principalmente se você também gosta da cultura dos anos 80. O autor escreve de forma envolvente e você fica lendo quase de maneira obcecada. Achei realmente muito inteligente a história, é um tipo que nunca tinha lido, até diria que merece um filme, mas como hoje os filmes costumam sair pior que... bom.. costumam sair terrivelmente piores que os livros, acho que seria uma ofensa transformar algo tão bom em alguma coisa tão ruim.. haha melhor deixar quieta.. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário